Frotas e Fretes

Organização

O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2018 é organizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, promotor de significativos trabalhos para arregimentar entidades, empresários, administradores, autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos três níveis da Federação, além de estudiosos e estudantes, para a discussão de relevantes temas econômicos, sociais e culturais, no Brasil e no exterior - http://www.institutobesc.org

Histórico

Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Instituto Besc de Humanidades e Economia foi criado em 2009. Sua concepção partiu do objetivo de viabilizar encontros para promover debates que contribuíssem para o desenvolvimento econômico sustentável e para o bem-estar social no Brasil. Para tanto, relevantes atores do setor privado, da sociedade civil e do poder público são reunidos em torno de importantes debates como o “Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes - FFV”, “Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística – PAINEL” e “Fórum Internacional HABITAT do Cidadão”. Preocupa-se com a preservação e o desenvolvimento das economias e culturas regionais com o “Fórum Internacional de Economia criativa, Cultura e Arte – ECCA” e presta uma relevante contribuição para o alcance de um país mais justo e equânime com a realização da “Cúpula JUSTINA”.

Justificativa

Em 2012, a partir do alto interesse demonstrado por diversos profissionais e instituições em que o Brasil estimulasse uma maior eficiência no transporte de cargas e passageiros, foi idealizado o primeiro Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes. Com o sucesso da primeira edição, o seminário se tornou anual, tendo sido expandido nos anos seguintes, com a inclusão de novos modos e novas abordagens no ciclo logístico da produção.

Os eventos contaram com a participação de lideranças nacionais e internacionais do setor, afirmando-se como um importante ambiente de diálogo acerca das mais recentes inovações tecnológicas, das demandas por reformas estruturais e das novas políticas públicas e empresariais para a eficiência energética do setor de transportes nacional.

Objetivos

Apresentar e discutir técnicas e materiais que aumentem a eficiência no uso de recursos energéticos por transportadores de cargas e passageiros, visando maior economicidade e maior competitividade das empresas brasileiras. O Instituto Besc, realizador do projeto, acredita que, através do emprego de novos métodos, materiais e tecnologias, frotistas possam aliar a redução de custos à diminuição das emissões de gases ambientalmente nocivos, fazendo com que a atividade de transporte seja mais sustentável e menos nociva para a saúde humana, em razão das emissões de gases poluentes.

A busca por uma logística sustentável para o setor também envolve a conscientização dos embarcadores, quanto à contratação de empresas mais eficientes, socialmente responsáveis e comprometidas com a preservação do meio ambiente. Para isso, o evento pretende reunir indústrias e profissionais de todos os modais de transporte, bem como os setores de logística, embarcadores, pesquisadores e representantes do poder público, para debater as perspectivas do transporte de carga e passageiros no Brasil, de maneira a vislumbrar soluções para maior competitividade das nossas empresas. Além das palestras, o evento tem como objetivo premiar empresas e pesquisadores brasileiros que desenvolveram trabalhos transformadores para esse setor.

Benefícios

O VII Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes – 2018 vem, portanto, com o intuito de propor que a atividade de transporte de cargas e passageiros no Brasil seja cada vez mais eficiente e competitiva, contribuindo mais uma vez para a disseminação de conhecimento e para a aproximação entre grandes nomes do setor.

A reunião de personagens governamentais, agentes reguladores e operadores de mercado em debate convergente promete inovar, reciclar ou lapidar as políticas públicas desse importante segmento econômico, que é mola propulsora de toda economia.

Ademais, a prática do debate e da análise multissetorial de importantes aspectos da gestão pública ou da economia nacionais possibilita potencializar a capacidade das autoridades públicas em dar a resposta certa a cada problema.

INCENTIVO À EDUCAÇÃO E À PESQUISA CIENTÍFICA

O Instituto Besc, com base nos resultados de seminários já realizados, quando a presença e participação de professores e estudantes interessados nos temários trabalhados foram gratificantes e incentivadoras, está estudando a inserção de um capítulo novo na organização de seminários: o recebimento de resumos de trabalhos acadêmicos, tais como monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre assuntos afins com os objetivos do evento, indicando onde esses trabalhos estão publicados na íntegra, a fim de que sejam considerados para efeito de oferta de estágios aos estudantes, ou trabalhos de consultoria ou pesquisa, aos professores e cientistas interessados.

INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS E DE CARÁTER GERAL

Instituto Besc de Humanidades e Economia

Rua Almirante Barroso, 14, Conjunto 202, Bairro Nova Suíça.

CEP 30421-034 - Belo Horizonte - MG.

(31) 2104-0999

contato@institutobesc.org