Troféu Frotas e Fretes Verdes

Empresa com Sustentabilidade em Produto ou Processo

  • Algar Telecom S.A. (179 votos, 48.64%) [Ver mais]

    A empresa tem investido em energias renováveis e geração distribuída, criando condições para o uso mais eficiente de equipamentos, renovação do parque tecnológico, sempre com foco em menor consumo. Essas ações fazem parte de um Programa de Eficiência Energética, iniciado 2010.

  • Itaipu Binacional (189 votos, 51.36%) [Ver mais]

    Desenvolve desde 2006 o Programa Veículo Elétrico em parceria com uma empresa suíça, geradora de energia hidrelétrica na região dos Alpes. O objetivo é pesquisar soluções de mobilidade elétrica que sejam técnica e economicamente viáveis. Mais de 80 protótipos saíram do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos, de Itaipu. É a maior linha de montagem de elétricos do País. Além do transporte individual, o Projeto VE busca soluções para transporte de carga e de passageiros também, com o desenvolvimento de ônibus, caminhão e avião.

Executivo Destaque

  • Carlos Ghosn (48 votos, 6.05%) [Ver mais]

    É presidente da Nissan Motors, Mitsubishi Motors e CEO da Renault. É um empresário de origem francesa, libanesa e brasileira, nascido em Rondônia. Foi eleito o “Homem do Ano” em 2002 e 2003 pela edição asiática da revista Fortune, que o identificou como uma das dez pessoas mais poderosas no mundo dos negócios fora dos Estados Unidos. No Japão e no mundo empresarial ele é uma celebridade e a sua vida já foi retratada numa revista japonesa de histórias em quadrinhos. Sob sua direção, a Renault e a Nissan investiram 4 bilhões de euros para desenvolver uma linha inteira de carros elétricos, inclusive o Nissan Leaf, considerado o primeiro carro de emissão zero, a preço acessível no mundo. Esse é um dos quatro temas do documentário Revenge of the Electric Car.

  • Marcelo Martins Patrus (693 votos, 87.28%) [Ver mais]

    É diretor da LOG Commercial Properties e Participações S.A. e CEO da Patrus Transportes Urgentes, líder no setor de logística no Brasil. Patrus é graduado em Administração de Empresas e Contabilidade, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC).

  • Paulo Roberto Gentil (30 votos, 3.78%) [Ver mais]

    É engenheiro mecânico, com MBA em Gestão de Negócios Automotivos pela FGV, onde também leciona desde 2014. Na Escola Superior de Propaganda e Marketing, estudou Inovação e Design Thinking, e Marketing de Serviços. Também é especialista em Logística e Custos de Transportes de Cargas Rodoviárias. Entrou na Mercedes-Benz do Brasil em 1986 onde trabalhou nas áreas de Desenvolvimento de Produtos e Marketing, atuando em projetos de veículos comerciais para os mercados da América Latina, EUA, Europa, Ásia e África. Desde 1998 está na Netz Engenharia Automotiva, onde hoje dirige a área de projetos de inovação.

  • Urubatan Helou (23 votos, 2.90%) [Ver mais]

    Empreendedor nato chegou a São Paulo, aos 19 anos, quando fundou a Braspress, empresa que preside até hoje. Líder nacional na distribuição de encomendas está comemorando 35 anos de atividades, planejando novos investimentos. Nesses anos todos, a empresa multiplicou de tamanho e de faturamento muitas vezes, passou por crises, enfrentou 13 planos econômicos brasileiros, inflação elevada, recessão e sete moedas diferentes, mas conseguiu se consolidar no mercado como a única transportadora de encomendas do Brasil que atende todo o território nacional.

Pesquisador Individual

  • Fabrizzio Cedraz Gaspar (190 votos, 44.29%) [Ver mais]

    Diretor do Instituto Surear, formado em Ciências Sociais e mestre em Bioenergia. Planejou e coordenou a “Caravana da Integração”, “Travessia Interoceânica B100”, “Travessia Bioceânica EGNV” e o “Desafio Montenegro-Montevidéu” que, juntos, acumularam mais de 100 mil Km percorridos na América do Sul, promovendo o uso de biocombustíveis e a integração logística e energética do continente.

  • Márcio de Almeida D´Agosto (132 votos, 30.77%) [Ver mais]

    É doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ e professor do Programa de Engenharia de Transportes da instituição. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), com forte atuação em Planejamento de Transporte, Logística e Transportes, Energia e Meio Ambiente, além de consultor do CNPq e da CAPES. Atua no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas.

  • Paulo Emílio Valadão Miranda (107 votos, 24.94%) [Ver mais]

    Tem graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), onde é professor titular e chefe do Laboratório de Hidrogênio. Tem pós-doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na França. É presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2) e realiza pesquisas relacionadas ao uso energético do hidrogênio como Pilhas a Combustível de Óxido Sólido, desenvolvimento de ônibus e embarcações com tração elétrica.

Influenciador para Mobilidade Sustentável

  • Leão Serva (81 votos, 25.08%) [Ver mais]

    Jornalista e escritor. Escreve sobre a vida da cidade do ponto de vista do interesse público. É pesquisador da CAPES no Warburg Institute, de Londres.

  • Marcelo Fontana (242 votos, 74.92%) [Ver mais]

    Diretor da Editora OTM, é responsável pela criação e desenvolvimento de um dos mais importantes núcleos de comunicação segmentada do país, com foco em transportes. Fazem parte do portfólio da OTM as tradicionais revistas Transporte Moderno, com 54 anos de publicação, e Technibus, com 25 anos de publicação. A vivência de mais de 30 anos de trabalho neste meio, permitiu um elevado grau de reconhecimento e respeitabilidade junto às entidades representativas do transporte. Realiza feiras importantes para o segmento como a Fenatran, Expobus, entre outras.