Troféu Frotas e Fretes Verdes

Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto

  • Cargolift (552 votos, 25.03%) [Ver mais]

    O programa EcoCargolift, criado em 2008, fruto de estudos e baseado no programa GHG Protocol, tem como objetivo a medição e a redução da emissão de gases, com resultados apresentados em gramas por viagem/toneladas/quilômetros e disponibilizados em ambiente web. O EcoCargolift tem histórico e cases que mostram a eficiência da iniciativa no alcance de redução de 32% de emissões de CO2 e impacto de redução de 57% na produção individual de veículos.

  • Corpus Saneamento e Obras S.A. (221 votos, 10.02%) [Ver mais]

    O projeto Substituição de Veículos da Frota a Diesel por Caminhões 100% Elétricos prevê até 2023 a circulação de 200 caminhões que, juntos, deixarão de emitir mensalmente 2.800 toneladas de gás carbônico. Ao ser comparado a um convencional à diesel, o caminhão apresentou desempenho até sete vezes maior no mesmo trajeto percorrido, com ganhos ainda na redução do custo de manutenção em 30%. É pioneira na implantação de coleta 100% mecanizada com monitoramento digital.

  • DHL Supply Chain (763 votos, 34.60%) [Ver mais]

    É uma das divisões do Deutsche Post DHL Group, líder mundial em serviço postal e logística. Ao conectar o mundo através do transporte de mercadorias e informações, facilitam o crescimento econômico e a criação de riqueza. Reconhecem que suas atividades têm um impacto considerável sobre o meio ambiente, por isso, consideram que liderança inclui ser um líder em termos de proteção do meio ambiente - um componente chave de sua estratégia de negócios.

  • Iochpe-Maxion S.A. (206 votos, 9.34%) [Ver mais]

    Através da sua divisão Maxion Structural Components apresentou a substituição de material de um componente de chassi de aço por alumínio, que resultou em redução de peso de cerca de 40%. Dada a matriz energética brasileira e a capacidade de reciclagem desse tipo de material, a empresa contribuiu positivamente para redução da pegada de carbono gerada, se comparado a um produto feito com materiais tradicionais.

  • Scania Latin America Ltda. (298 votos, 13.51%) [Ver mais]

    A fabricante sueca está determinada a transformar o ecossistema de transporte e logística, tornando-o mais sustentável para o meio ambiente, os negócios e a sociedade. A empresa encarrega-se das discussões sobre alternativas ao diesel e outras fontes energéticas. Destaque para o gás natural e o biogás, que mostram vocação local, seja pela descoberta do pré-sal para o gás natural ou do potencial do agronegócio e do tratamento de resíduos para o biogás, que representam grande redução na emissão de CO2.  A energia elétrica utilizada em sua operação industrial é 100% proveniente de fontes não fósseis.

  • Yellow Soluções de Mobilidade Ltda. (165 votos, 7.48%) [Ver mais]

    É o primeiro serviço brasileiro de aluguel de patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas sem estação. A proposta é ser uma bike para deslocamentos curtos, de 1 a 3 km, em conjunto com outros meios de transporte ou partes a pé de trajetos, apoiando principalmente usuários que se locomovem de um serviço (táxi, carro particular, ônibus ou metrô) até o seu local de trabalho. A bicicleta é um meio de transporte totalmente sustentável e saudável, que traz benefícios para a saúde, economia, redução da poluição, mobilidade e ganho de tempo já que evita o congestionamento.

Executivo Destaque

  • Celso Peyerl (639 votos, 28.98%) [Ver mais]

    Diretor de Transportes da Avon Industrial. Possui mais de 20 anos de experiência profissional. Graduado em Filosofia, História e Sistemas de Informação. Pós-graduação em Gestão e MBA internacional nos EUA completam a sua formação acadêmica. Com carreira profissional nas empresas Ambev, Bovespa, Natura, Sanofi- Aventis e Avon, conduziu projetos no Brasil, Europa, EUA e América Latina. Nos últimos anos tem contribuído para o aprimoramento do business das empresas por onde passa, através de repostas inéditas para o aumento da eficiência em transportes. Entre os inúmeros projetos destacam-se aqueles que unem a otimização de malha logística e o uso de tecnologias para garantir soluções sustentáveis.

  • Christopher Podgorski (495 votos, 22.45%) [Ver mais]

    Presidente e CEO da Scania Latin America. Graduado em Administração de Empresas, dedicou sua carreira profissional às áreas comercial e de marketing. Em 1998 iniciou sua trajetória na Scania, passando por vários desafios até alcançar a direção das unidades comerciais do México e Brasil, experiência que o credenciou a assumir a vice-presidência de vendas e marketing para a América Latina. Transferido para a Suécia como vice-presidente Sênior Global de Vendas e Marketing de Caminhões, foi responsável pela introdução do portfólio de combustíveis alternativos na Europa e pelo lançamento da Nova Geração de Caminhões no mercado europeu. Retornou em 2017 ao Brasil como CEO e presidente da unidade de produção, sendo o primeiro brasileiro na história da multinacional sueca a assumir esse cargo.

  • Eduardo Musa (492 votos, 22.31%) [Ver mais]

    CEO da Yellow. Engenheiro mecânico e MBA nos Estados Unidos. Ex- CEO da Caloi e Fundador e CEO da Yellow. Fundou a empresa Yellow em conjunto com outros sócios. A empresa é pioneira no compartilhamento de bicicletas sem estação e patinetes elétricos. Está presente em 12 cidades brasileiras e com planos de expansão para outras 5 cidades em 5 países, com o objetivo de melhorar a mobilidade e reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa por meio de um meio de transporte divertido, eficiente em termos de custo e que se integra com outras formas de locomoção, otimizando a rotina diária em grandes cidades.

  • Marcos Oliveira (579 votos, 26.26%) [Ver mais]

    CEO da Iochpe-Maxion. Construiu sua carreira na indústria automotiva, tendo iniciado como estagiário na Ford. Antes de assumir a presidência da Ford para Brasil e Mercosul, passou 18 anos fora do País. Dirigiu a operação da Ford na África do Sul e no México. Foi diretor da empresa na América do Norte, onde participou do planejamento, desenvolvimento e lançamento dos modelos Fusion e Edge. Em 2012 encerrou o ciclo na Ford e foi convidado para a Iochpe-Maxion. O executivo comanda uma estrutura com cerca de 15 mil colaboradores em 32 fábricas, em 14 países ao redor do mundo. É responsável por manter o alinhamento entre três unidades de negócios do grupo: a Maxion Wheels, Maxion Structural Components e Amsted Maxion.

Pesquisador Individual

  • Aurélio Murta (1170 votos, 53.06%) [Ver mais]

    Universidade Federal Fluminense. Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Percival Farquhar. Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia. Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Planejamento Energético pela mesma universidade. Na Universidade Federal Fluminense é professor da graduação e do mestrado em Administração e do doutorado da Engenharia Civil, do MBA em Logística Empresarial, do MBA em Gestão Empresarial e pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Engenharia de Transportes (Planejamento, Operação e Simulação), Gerenciamento de Projetos e Licenciamento Ambiental.

  • Flávio da Costa Fernandes (1035 votos, 46.94%) [Ver mais]

    chefe do Departamento de Oceanografia e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Marinha do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. Graduado em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado e Doutorado em Oceanografia Biológica no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Oceanografia em água de lastro, bioinvasão, bivalves e mexilhões. Membro da Comissão de Biossegurança do Ministério da Defesa, da Câmara Técnica de Espécies Invasoras do Ministério do Meio Ambiente e da Delegação Brasileira nas Reuniões do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho da Organização Marítima Internacional (IMO). Ensinou em cursos coordenados por essa organização na América do Sul, Caribe e África. Foi eleito presidente do Subcomitê de Prevenção e Resposta à Poluição da IMO, para a partir do ano de 2020.

Influenciador para Mobilidade Sustentável

  • Lilian Frazão (1089 votos, 49.39%) [Ver mais]

    CEO da “Quero Pedalar”. Startup criada em 2018 para conectar pessoas à mobilidade ciclística. Lilian é ciclista, meia maratonista e apaixonada por comércio eletrônico. Teve experiências em grandes e médias empresas, sempre com desenvolvimento de e-commerce. É founder e CEO da Giros Digitais, uma empresa voltada ao empreendedor digital. É cofundadora do Pedal Voluntário, um grupo de ciclistas que se reúne para fazer ações sociais. Trocou o carro pela bike em 2015. É praticante de ciclo turismo, o que lhe proporcionou conhecer muitas cidades brasileiras e de fora do País.

  • Patricia Acioli (1116 votos, 50.61%) [Ver mais]

    Gerente Executiva da Scania Latin America. Lidera a equipe de comunicação da empresa com forte ênfase em sustentabilidade para a mobilidade e logística. Criou o evento anual Inovathon, dinâmica em formato de maratona de conhecimento, voltado para a difusão da inovação e da sustentabilidade em mobilidade e logística. Promove a integração entre a academia e a indústria de transporte e busca aprimorar a formação de profissionais, com enfoque na aplicação de soluções inovadoras. Patrícia também se destaca na liderança da atuação da Scania como Empresa Membro Líder do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).