Troféu Frotas & Fretes Verdes

O Troféu Frotas & Fretes Verdes foi lançado neste ano pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia para premiar iniciativas que priorizem o uso eficiente de combustíveis, materiais e melhores práticas no transporte de cargas e de passageiros.

A escolha dos cases vencedores coube a uma comissão julgadora formada por integrantes do Conselho Técnico e Empresarial do Seminário Frotas & Fretes Verdes 2014.

Foram selecionados cases nas categorias “Empresa com sustentabilidade em processos” e “Empresa com sustentabilidade em produtos”, além de “Personalidade pública do ano”.

A seguir você confere quem foram os premiados.

 

Personalidade pública

Sérgio Besserman Vianna

Sergio Bersseman

Presidente da Câmara Técnica de Sustentabilidade da Cidade do Rio de Janeiro, Besserman é professor do Departamento de Economia da PUC-RJ. Economista e ecologista, desde 1992 estuda as consequências econômicas e sociais das mudanças climáticas globais. Participou do Executive Program on Climate Change & Development da Harvard University. Comentarista de cidade da Rádio CBN, fez carreira no BNDES, onde exerceu a Diretoria de Planejamento. Também já presidiu o IBGE e, no Rio de Janeiro, presidiu o Grupo de Trabalho da cidade para a conferência Rio + 20.

 

Sustentabilidade em processos

Grupo DSR – Soluções Logísticas

aplic_caminhao_GRUPODSR

“Estrada com Araucárias” foi o case apresentado, cuja característica principal é o sequestro de dióxido de carbono da atmosfera e sua conversão em biomassa florestal. Com uma frota de 950 equipamentos, incluindo 740 semirreboques, a empresa, de Curitiba (PR), fez seu inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e propôs alternativa para compensá-las, por meio do plantio de pinheiro araucária. O plantio é feito por pequenos produtores rurais, que recebem incentivo financeiro do Grupo DSR. Como resultado, 20 mil árvores já foram plantadas em 65 propriedades participantes, compensando perto de 2 mil toneladas de CO2 emitidos pela frota da empresa.

 

Sustentabilidade em produtos

Metra – Sistema Metropolitano de Transporte

Metra_ônibus elétrico_low res

Com o projeto “Nossa Frota Verde”, a empresa Metra, do grupo Auto Viação ABC, opera com uma frota de 260 veículos em 45 km de corredores exclusivos que atendem as cidades de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo e Diadema. Entre os veículos da empresa estão os trólebus poluição zero, totalmente livres da emissão de CO2, e o E-Bus, primeiro ônibus articulado elétrico, movido somente por baterias. A empresa também conta com uma Estação de Tratamento e Reuso de Água, economizando cerca de 10 milhões de litros de água por ano com a lavagem da frota.