10 de dezembro, terça-feira.

9h

Solenidade de Abertura

Chairman: FABIO ROGERIO TEIXEIRA DIAS DE ALMEIDA CARVALHO, superintendente de Estudos e Pesquisas da ANTT.

VICENTE ABATE, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER.

JOSÉ LIMA DE ANDRADE NETO, presidente da BR Distribuidora.

JUSSARA LIMA DE ANDRADE NETO, presidente do Instituto BESC de Humanidades e Economia e Coordenadora Geral do II Seminário Frotas e Fretes Verdes.

Homenageado: Ministro CÉSAR AUGUSTO RABELLO BORGES, Ministro dos Transportes

Conferência Magna Internacional: CHRISTIANA FIGUERES, Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Transporte e opções de baixo carbono (em vídeo)

Painel 1
10h

Inovações em Combustíveis nos diversos modais

O transporte de pessoas e cargas no Brasil é pouco eletrificado e depende, basicamente, do diesel, o combustível mais problemático tanto em termos ambientais quanto econômicos para este país de dimensões continentais. Combustíveis renováveis alternativos ao diesel reduzem emissões e a dependência de petróleo.

Chairman: JOSÉ LIMA DE ANDRADE NETO, presidente da BR Distribuidora.

Palestrantes:

MARCO RANGEL, diretor de marketing, comunicações e relações governamentais da Cummins América do Sul. A inovação das tecnologias de motores diesel na busca pela eficiência energética e combustíveis alternativos.

JAYME BUARQUE DE HOLLANDA, diretor geral INEE. Substituição do diesel por etanol através desistemas de acionamento elétrico.

WELDER LUIZ SOUZA, coordenador de GNV da Gasmig. Como reduzir emissões de gases economizando 50% dos gastos com combustíveis.

ROSÂNGELA MOREIRA DE ARAUJO, superintendente de biocombustível e de qualidade de produtos da ANP. Papel dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.

12h Debate
12h30 Almoço
Painel 2
14h

Política de Gestão Sustentável nas operações logísticas

Prazos de entrega, segurança e preço são os parâmetros mais importantes demandados às empresas de logística. A busca por soluções sustentáveis pelos clientes comprometidos com essa questão torna cada vez mais importante a obtenção de resultados no que tange à maior eficiência e menores emissões ambientais.

Chairman: JEANN VIEIRA, diretor da Sustentech..

Palestrantes:

JOÃO ANDREI TIRAPELLI, da JSL S/A. Política JSL de Gestão Sustentável nas Operações Logísticas

ALUÍSIO PAIVA GOMES, chefe do departamento de administração de frotas dos Correios. Ações para sustentabilidade nos Correios.

RITA TOSCANO, auditora de LEED Certification da TÜV Rheinland Brasil. Certificação de Rodovias Verdes.

15h40 Debate
Painel 3
16h

Tecnologias para monitoramento de risco e produtividade logística

Apesar da importância da eficiência dos equipamentos usados no transporte, a coordenação centralizada e outros serviços agregam valor e permitem contribuir para aumentar a segurança e reduzir o consumo de combustíveis na atividade logística.

Chairman: MARCUS MOUTINHO, gerente de pesquisa e desenvolvimento da LanXess.

Palestrantes:

LUIZ CARLOS LOBO, gerente executivo de negócios e produtos da Pamcary. Soluções para gerenciamento de riscos que criam valor e sustentabilidade à logística.

CILENEU NUNES, presidente da Omnilink/Zatix. Rastreamento de frotas como forma de economizar combustível e tornar mais sustentável o transporte.

CONRADO BERTOLUZZI, diretor da Via Green. Gestão das emissões dos Gases de Efeito Estufa

ELIR DURSO JÚNIOR e MARCOS HENRIQUE GONÇALVES SOARES, Sócio gestor e Gerente de Pós Venda da Durso Assistência Técnica (Autorizada Autotrac). Ferramentas de telemetria no gerenciamento de frotas.

18h Debate
18h30 Encerramento do primeiro dia

11 de dezembro, quarta-feira.

Painel 4
09h30

Inovações e tecnologias para aumento da eficiência no segmento de transporte

A consciência dos problemas ambientais associados ao uso dos combustíveis fósseis e os custos mais elevados dos mesmos têm levado à busca de formas para aumentar a eficiência energética nos transportes através do aperfeiçoamento dos componentes.

Chairman: MÁRCIO D’AGOSTO, professor-coordenador do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ.

Palestrantes:

MARIA VIRGINIA TELLES BARRETO LINS SERFATY e ARMANDO BEVILACQUA DE GODOY, gerente de Meio Ambiente da Petrobras Distribuidora S.A. e economista representante da gerência de suporte do CONPET.

PAUL GAISER, diretor da Zdrax. Nova superfície para reduzir o arrasto aerodinâmico.

ED TAISS, consultor técnico da diretoria de desenvolvimento tecnológico CBMM. Casos de redução de peso em veículos de carga por meio da utilização de aços de alta resistência com Nióbio.

LUCAS SOUZA, gerente comercial da Alcoa. Alumínio: inovação e sustentabilidade para o mercado de transporte

11h30 Debate
12h Almoço
Painel 5
14h

Impactos da política fiscal, energética e ambiental no transporte

Os serviços de transportes em geral são impactados por políticas fiscais, energéticas e ambientais cuja aplicação merece um cuidado muito especial para incentivar a obtenção de resultados inerentes ao aumento da eficiência e para evitar problemas como os observados na implantação da nova geração de motores de baixa emissão (PROCONVE 7).

Chairman: PIETRO ELBER, diretor do INEE e presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico – ABVE.

Palestrantes:

LUIZ CARLOS RODRIGUES RIBEIRO, Coordenador Geral de Planejamento do Ministério dos Transportes. Plano Nacional de Logística e Transportes-PNLT- Aspectos Conceituais, Metodológicos e Ambientais.

GUILHERME WILSON, gerente de Planejamento e Controle da Fetranspor. Benefícios ambientais das faixas exclusivas dos ônibus e sistemas BRT.

RICARDO RUIZ RODRIGUES, diretor de logística do Magazine Luiza S.A.. Redução dos impactos através do uso eficiente da capacidade de transporte.

RICARDO VIEIRA, diretor de logística reversa e sustentabilidade da ABRALOG e presidente do IBDS. Metas do Plano Nacional de Mudanças Climáticas: Metas das reduções de emissões e impactos no setor de transportes e logística.

16h Debate
16h30

Solenidade de Encerramento

Chairman: DALMO DOS SANTOS MARCHETTI, gerente do departamento de transportes e logística do BNDES.

Conferencista:SÉRGIO BESSERMAN, presidente da câmara técnica de desenvolvimento sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e professor do departamento de Economia da PUC-RJ.